4 de nov de 2008

Músicas Que Curam

João S. Magalhães , October 31, 2008

Hoje, mas do que nunca, a música está sendo utilizada como terapia auxiliar na recuperação de doentes, em especial de crianças com deficiências físicas e mentais.

Muitas delas, submetidas a constantes sessões musicais, conseguiram, depois de algum tempo, mover pernas e braços, de há muito paralisados, em consequência de lesões na coluna ou no cérebro.

Com base nessas e em outras experiências vitoriosas, realizadas em clínicas psiquiátricas dos Estados Unidos, o terapeuta Hal Lingerman, autor do livro As Energias Curativas da Música, preparou um lista de peças musicais que proporcionam sensações de paz e felicidade, ao aliviar tensões, medo, raiva e estados depressivos.

São trechos de concertos e sinfonias de compositores clássico, como Beethoven e Mozart, fáceis de achar na internet oi em redes P2P ou em lojas online.

Para depressão e medo

Em dias em que parece que nada dá certo e você se sente deprimido, cansado e sem forças, nada como um som agradável para energizá-lo e dar um fim a esse baixo-astral. Antes de se deitar, ouça uma dessas músicas:

1 Concerto para piano nímero 5 de Beethoven
2 Sinfonia número 35 de Mozart
3 Concerto para piano número 2, de Rachmaninoff (movimento final)

Força e Coragem

Quando você tiver que tomar uma decisão séria em sua vida, prepare-se bem antes, ouvindo músicas que estimulam seus centros nervosos e clareiam seu raciocínio. Eis algumas delas:

1 O Nascer do Sol, de Richard Strauss
2 Fantasia Coral para Piano e Orquesta, de Beethoven
3 Sinfonia Número 2, de Johannes Brahms (movimento final)
4 Harold na Itália, de Hector Berlioz (terceiro e quarto movimentos)

Relaxamento e Devaneio

Depois de um dia muito cansativo, você que mesmo é pôr as pernas para o alto e descansar. Para esses momentos, existem músicas que proporcionam uma sensação de incrível harmonia interior. Experimente ouvir:

1 Estrela Vésper, de Richard Wagner
2 Claur deLune, de Claude Debussy
3 Pavane para uma Princesa Morte, de Maurice Ravel
4 Concertos para Oboé, de Antonio Vivaldu
5 A Flauta Romântica de Pan, de Zamfir

Contra a Tensão

Ás vezes, você tem a impressão de que está sendo esmagado por um enorme peso. A cabeça dói, o peito fica comprimido, a respiração acelera. Para sair dessa, você precisa de músicas delicadas, como se fossem tocadas por um anjo. Ouça as que seguem:

1 Ária para Corda de Sol, de Bach
2 A Montanha Misteriosa, de Alan Houhaness
3 Suite Holberg, de Evard Grieg
4 Concertos para Violão, de Mauro Guiuliani

(Para ler original clique aqui)

Nenhum comentário:

Biblioteca do Blog

Como Estudar

Ver vídeo aqui

Lições de Ética

ver vídeo aqui e aqui

Autismo

Ver vídeo (foolish Wise ones) aqui e aqui

Léxico de Psi.

Emotional intelligence Type of intelligence defined as the abilities to perceive, appraise, and express emotions accurately and appropriately, to use emotions to facilitate thinking, to understand and analyze emotions, to use emotional knowledge effectively, and to regulate one's emotions to promote both emotional and intellectual growth.

Glossário de Psicologia Clicar aqui

Conceito de Mãe: Apesar de algumas competências exigidas a uma “mãe”, para criar e/ou educar uma criança, se relacionarem com a vertente biológica, a maior parte delas são desenvolvidas por aprendizagem social. Assim, quando falamos em “mãe”, não estamos propriamente a referir-nos à mulher que dá à luz, mas sim a um adulto significativo possuidor das competências necessárias para cuidar de um bebé e que, dispondo de tempo para dedicar à criança, se mostra capaz de lhe proporcionar experiências positivas, estimulantes, e de lhe dispensar a atenção e o afecto necessários, de forma a possibilitar o desenvolvimento das suas potencialidades.

J. S., n.º14, 12º ano CAD