22 de nov de 2007

Zetética- Dúvida Surgida em Aula

A consulta de dois dicionários permitiu encontrar o adje(c)tivo zetético e o substantivo zetética (Dicionário da Porto Editora e Dicionário Eletrônico Houaiss). Não nos apareceu a palavra "zeetética" nas várias obras consultadas ou, mesmo, na Internet. O adje(c)tivo zetético está relacionado com o «que busca, examina; que assume uma atitude intelectualmente investigativa, inquisitiva». Na área da filosofia é o «que, por desconfiar de dogmas, verdades definitivas ou afirmações peremptórias, se mantém em constante estado de incerteza e investigação intelectual (diz-se de conduta, escola, filósofo ou ensino cépticos)»; e, na matemática, «diz-se de método analítico formulado pelo matemático francês Viète (1540-1603)». Por sua vez, zetética é «metodologia investigativa, indagatória, voltada para a resolução de problemas teóricos» e, em filosofia, «o cepticismo, na sua natureza de persecução incansável da verdade, não obstante a incredulidade a respeito da real possibilidade de atingi-la» (in Dicionário Eletrónico Houaiss).

O Dicionário da Porto Editora diz que zetética vem «do grego 'zetetiké' [tékhne], "[arte] de procurar"», tratando-se de «pesquisa; método de investigação; indagação». Quanto ao adje(c)tivo zetético (do grego 'zetetikós', "de pesquisador"), chama-lhe «qualificativo aplicado outrora aos cépticos»; e, em matemática, «análise zetética [é o] nome dado pelo matemático francês F. Viète (1540-1603) ao método matemático, hoje denominado método analítico, que consiste em supor o problema resolvido para encontrar a solução».

Link original, Clicar aqui.

Nenhum comentário:

Biblioteca do Blog

Como Estudar

Ver vídeo aqui

Lições de Ética

ver vídeo aqui e aqui

Autismo

Ver vídeo (foolish Wise ones) aqui e aqui

Léxico de Psi.

Emotional intelligence Type of intelligence defined as the abilities to perceive, appraise, and express emotions accurately and appropriately, to use emotions to facilitate thinking, to understand and analyze emotions, to use emotional knowledge effectively, and to regulate one's emotions to promote both emotional and intellectual growth.

Glossário de Psicologia Clicar aqui

Conceito de Mãe: Apesar de algumas competências exigidas a uma “mãe”, para criar e/ou educar uma criança, se relacionarem com a vertente biológica, a maior parte delas são desenvolvidas por aprendizagem social. Assim, quando falamos em “mãe”, não estamos propriamente a referir-nos à mulher que dá à luz, mas sim a um adulto significativo possuidor das competências necessárias para cuidar de um bebé e que, dispondo de tempo para dedicar à criança, se mostra capaz de lhe proporcionar experiências positivas, estimulantes, e de lhe dispensar a atenção e o afecto necessários, de forma a possibilitar o desenvolvimento das suas potencialidades.

J. S., n.º14, 12º ano CAD