3 de out. de 2013
Filosofia Cad 2013-14
Aos alunos do 10º ano:
Com o início do novo ano escolar há "velhos problemas" que se recolocam... Em primeiro lugar deve ter-se em conta que um problema é algo positivo. É um estímulo que leva à procura de soluções exigindo criatividade, força de vontade, e a consciência de que o ser humano se define por poder evoluir e superar a si mesmo... Os problemas enfrentam-se, desviar deles é dar-lhes maior dimensão. Infelizmente só muito tarde se percebe isto.
Em segundo lugar, a disciplina de filosofia não tem por objetivo levar os alunos a um adotar/decorar de ideias para depois as repetir nas avaliações de modo, mais ou menos, clonado. Como estudar filosofia? Que é que o professor pretende com esta, ou aquela, questão? Por que razão o professor só atribuiu esta nota ao teste, ou a esta pergunta?
Na verdade, as dificuldades na disciplina, na maioria dos casos, não têm a ver com ela própria. Muitas vezes a falta de hábitos de estudo, o saber estar em aula com atenção e capaz de tirar apontamentos completos e relevantes, as dificuldades de analise e interpretação de textos, ter força de vontade para trabalhar e não desistir perante as dificuldades, etc.
O estudo desta disciplina revela boa parte destas dificuldades exigindo aos alunos um rigor a que ainda não estão habituados pois entraram no novo mundo do secundário e estão, também, no auge das suas próprias transformações físicas e intelectuais.
Que estratégia a adotar?
Trabalhar e não desistir! Os bons resultados aparecem sempre quando há esforço, empenho. O contrário é muito pouco provável.
Quando há dificuldades devemos perguntar se estamos a fazer o que é correto e com empenho adequado.
A TODOS OS ALUNOS DE FILOSOFIA DO CAD,
VOTOS DE BOM TRABALHO
Publicada por Armando Almas, Magda Campos em 13:05:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário